Congresso Nacional do Azeite
Resumo do Programa 2015, 3ª edição

Os trabalhos do Congresso Nacional do Azeite 2015 foram abertos pelo Director Executivo do Conselho Oleícola Internacional, Dr. Jean Louis Barjol, intervenção na qual apontou o sector oleícola português como um exemplo a seguir a nível global, tanto ao nível da organização, como do dinamismo.

O congresso contou com mais de uma centena de participantes, exclusivamente profissionais e académicos, que ao longo de um dia debateram temas diversos, com especial destaque para a preocupante doença do olival, a bactéria Xylella fastidiosa, alvo de uma brilhante apresentação por parte da Dr.ª Paula Sá Pereira, do INIAV. Foi ainda apresentado um novo sistema de colheita mecanizada, adaptável tanto ao olival tradicional como ao olival intensivo, desenvolvido pela Universidade de Évora, através do trabalho do Prof. António Dias.

O oleoturismo e a gastronomia marcaram igualmente os temas debatidos, merecendo nota de destaque as intervenções do Dr. António Roquette, da Herdade do Esporão, do Dr. José Santos, da Entidade de Turismo do Alentejo, do Sr. José Silva, reputado crítico gastronómico, e do Eng. João Pereira, consultor. O encerramento dos trabalhos foi realizado, ao final do dia, pelo Eng. Luís Mira, Secretário Geral da CAP.

Facebook
Google+
http://azeitedoalentejo.pt/programa-2015/
Twitter
LinkedIn