Ações desenvolvidas

Nos passados dias 9 e 10 de dezembro de 2023 decorreu, no Mercado Municipal de Évora, o Festival do Azeite Novo organizado pelo CEPAAL, com o apoio da Câmara Municipal de Évora e do Évora Olive Hotel.

O Festival do Azeite Novo teve como principal objetivo promover e divulgar os azeites do Alentejo recém produzidos na campanha 2023/2024, o consumo de azeite de qualidade e o conhecimento sobre o produto, sensibilizando o público em geral e os restauradores para a importância do consumo de azeite enquanto gordura saudável e pilar da dieta mediterrânica, bem como enquanto elemento característico da identidade e cultura de Portugal, e em particular da região Alentejo, onde o azeite é rei da gastronomia e sinónimo de tradição.

O Festival do Azeite Novo pretendeu ser um momento de comemoração e partilha e realizou-se no Mercado Municipal de Évora, o Mercadinho do Azeite Novo, que contou com stands de produtores, conferências, visitas de campo, provas de azeites e Showcooking.

De destacar algumas das iniciativas que foram desenvolvidas:

>> No dia 9 de dezembro, pelas 09:00h, realizou-se a Conferência “Os Benefícios do Azeite na Dieta Mediterrânica”, e pelas 14:00h a visita de Campo ao Lagar da Cartuxa.

>> Já no dia 10 de dezembro, pelas 09:00h, levou-se a cabo o Workshop Azeite do Olival à Mesa, e pelas 12:00h teve lugar o Showccoking com o Chef André Cabrita.

De maneira a promover o Festival, podia-se encontrar nos restaurantes de Évora, um prato dedicado ao evento e feito com Azeite do Alentejo, sendo ainda divulgada uma carta digital com toda a informação sobre os restaurantes aderentes, os pratos e os azeites disponíveis.

Com esta atividade pretendemos aproximar os produtores e os consumidores através da celebração do património olivícola da região.

Projeto PDR2020-214-103114 cofinanciado por fundos comunitários e nacionais.

Ciclo de Webinars - Da Oliveira à Mesa

Webinar “Variedades de Oliveira Portuguesas”

No dia 16 de outubro o CEPAAL levou a cabo o Webinar “Variedades de Oliveira Portuguesas” com o principal objetivo de debater, discutir e transmitir conhecimento sobre o trabalho que está a ser feito pela academia e pelos investigadores, na valorização das variedades nacionais de oliveira.

As variedades tradicionais de oliveira caracterizam as nossas regiões, fazem parte da cultura e da identidade de Portugal, pelo que é urgente identificarmos os desafios e as soluções para a sua sobrevivência e diferenciação, numa lógica de preservação e continuidade.

O Webinar contou com a intervenção de 5 profissionais de renome:

– António Manuel Cordeiro | INIAV – A importância da Coleção Portuguesa de Referência de Cultivares de Oliveira e ainda Variedades portuguesas com potencial para a olivicultura moderna;-Maria do Rosário Félix | UÉvora – Produção de variedades de oliveira sanitariamente limpas e resistentes às principais doenças;
– Francisco Mondragão Rodrigues | IPP – Como aumentar a rentabilidade das variedades de oliveira portuguesas das regiões produtoras de azeite com DOP.
– Nuno Rodrigues | IPB – Fatores a considerar para a obtenção de azeites e azeitonas de mesa de qualidade superior.
– Fátima Duarte | CEBAL – Componentes valorizadores do azeite das variedades de oliveira portuguesas.

Este Webinar foi um verdadeiro sucesso e contou com cerca de 200 participantes.

Esta é uma iniciativa desenvolvida no âmbito do projeto Da Oliveira à Mesa, cofinanciado por fundos comunitários e nacionais através do PDR2020.

Webinar “Boas práticas para o uso eficiente da água de rega no olival”

No dia 30 de Outubro levamos a cabo o Webinar “Boas práticas para o uso eficiente da água de rega no olival”.
????Com este Webinar aquilo que pretendemos foi debater, discutir e transmitir conhecimento sobre o trabalho que está a ser feito pela academia, pelos investigadores, associações e empresas, e de que forma os produtores podem adaptar os seus sistemas de gestão a todos os mecanismos e fontes de informação existentes para a implementação de boas práticas e eficiência da rega no olival.
Este Webinar contou com a intervenção de 5 profissionais de renome:
– Marta Santos, COTR – Optimização da Rega do Olival;
– Luís Leopoldo Silva, UÉvora – Gestão Sustentável da Rega do Olival;
– Sandra Pires, Hidrosoph – Tecnologias de monitorização para uma gestão eficiente da rega no olival e melhoria de desempenho dos sistemas;
– Pedro Ostos, Vale Formoso – Boas práticas para o uso eficiente da água de rega no olival: Vale Formoso;
– Sofia Branquinho, Consulai – Linhas de apoio ao investimentos em equipamentos para o uso eficiente da rega no olival (PEPAC).
Esta é uma iniciativa desenvolvida no âmbito do projeto Da Oliveira à Mesa, cofinanciado por fundos comunitários e nacionais através do PDR2020.

2ª Edição - Festival do Azeite Novo

Nos dias 6 e 7 de dezembro irá decorrer, no Palácio D. Manuel e no Mercado Municipal de Évora, a 2ª edição do Festival do Azeite Novo organizado pelo CEPAAL – Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo, com o apoio da Câmara Municipal de Évora, do Évora Olive Hotel e da Valkirias Consultores.

O Festival do Azeite Novo tem como principal objetivo promover e divulgar os azeites recém-produzidos da campanha 2024/2025 na região do Alentejo, ao mesmo tempo que visa fomentar o consumo de azeite de qualidade e aumentar o conhecimento sobre este produto. A iniciativa busca sensibilizar tanto o público em geral quanto os profissionais da restauração para a importância do azeite como uma gordura saudável, essencial na dieta mediterrânica, e para o seu papel central na identidade cultural de Portugal. No Alentejo, o azeite é não apenas um ingrediente essencial da gastronomia local, mas também um símbolo de tradição.

Este evento será uma oportunidade para celebração e troca de experiências. Assim, nos dias 6 e 7 de dezembro, o Palácio D. Manuel e o Mercado Municipal de Évora serão palco do Mercadinho do Azeite Novo, que contará com a participação de diversos produtores, além de oferecer atividades como conferências, visitas de campo, provas de azeites e, ainda, um showcooking.

Entre as várias iniciativas que iremos desenvolver, destacam-se as seguintes:

>> No dia 6 de dezembro, às 09:00h, será realizada a Conferência “As Características das Variedades Portuguesas de Azeitona”, no Palácio D. Manuel, em Évora.  Às 14:00h, terá lugar uma visita de campo aos Olivais do Sul.

>> No dia 7 de dezembro, às 09:00h, acontecerá o Workshop “Azeite: Do Olival à Mesa”, e às 12:00h, será o momento para o Showcooking com o Chef André Cabrita.

As inscrições são gratuitas mas obrigatórias.

O Festival do Azeite Novo é uma oportunidade única para conhecer e valorizar os azeites do Alentejo, um produto de excelência que faz parte da identidade e da tradição da região. Convidamos todos a participar nas atividades programadas, desde as conferências e workshops até às degustações e experiências gastronómicas, e a celebrar o azeite como um elemento fundamental da nossa cultura e saúde. Não perca esta oportunidade de explorar os sabores e os saberes que fazem do azeite alentejano um verdadeiro tesouro.

O projeto é cofinanciado por fundos comunitários e nacionais através do PDR2020.