20.Dez.2018

Estrelas Michelin à descoberta do Azeite do Alentejo

A região do Alentejo foi a anfitriã de uma viagem gastronómica que, nos dias 4, 5, 6 e 7 de dezembro, trouxe a Portugal chefs de restaurantes premiados pelo Guia Michelin, degustadores de azeite e críticos gastronómicos internacionais.

Esta ação teve como objetivo dar a conhecer o Azeite do Alentejo no seu estado puro e como ingrediente essencial da dieta mediterrânica.

Geovane Carneiro, braço direito de Alex Atala e chef executivo do restaurante brasileiro D.O.M (duas estrelas Michelin), foi um dos participantes neste tour gastronómico. O restaurante sueco Alöe e o dinamarquês Substans (ambos detentores de uma estrela Michelin) também estiveram representados pelos seus chefs (Emanuel Tärnqvist e Jeff O’Neill, respetivamente).

No grupo de 11 participantes, provenientes de cinco mercados estratégicos para o Azeite do Alentejo (Brasil, Estados Unidos, Canadá, Dinamarca e Suécia), marcou também presença o norte-americano Curtis Cord, sommelier profissional de azeites, que, para além de editor do portal Olive Oil Times, fonte de informação do sector mais lida do mundo, é também presidente do conceituado concurso mundial NYIOOC – New York International Olive Oil Competition.

Esta iniciativa é organizada no âmbito do projeto “Promoção do Azeite do Alentejo nos Mercados Externos”, através do qual o CEPAAL pretende reforçar a sua estratégia de promoção externa e dar a conhecer a novos mercados o Azeite do Alentejo e as empresas produtoras. O objetivo é contribuir para o aumento das exportações, dar visibilidade coletiva a este produto, dinamizar a economia da região e conferir maior competitividade ao sector.

O projeto “Promoção do Azeite do Alentejo nos Mercados Externos” é co-financiado pelo Alentejo 2020, no âmbito do Programa Operacional Regional do Alentejo. O investimento total é de 320.682 euros, dos quais 256.546 euros são provenientes do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

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