Por detrás das Marcas

Esporão Azeites

A Herdade do Esporão situa-se em Reguengos de Monsaraz, com 702 hectares de vinhas, olivais e outras culturas potenciadas pelo Modo de Produção Biológico.
É da Herdade do Esporão, onde estão plantados olivais de quatro variedades distintas (Galega, Cobrançosa, Cordovil e Arbequina), que nos chegam os Azeites Selecção, Galega, Olival dos Arrifes, Cordovil, DOP Norte Alentejano e o Virgem Extra. Para além da produção própria, o Esporão tem ainda parcerias com 20 olivicultores situados próximos do lagar.
Responde-nos às perguntas a oleóloga do Esporão, Ana Carrilho. 

Azeite do Alentejo: Qual a história por detrás da marca Esporão?
Ana Carrilho: Fundada em 1973, o Esporão é um dos mais relevantes produtores de vinho e azeite, tendo um papel decisivo na afirmação internacional da região do Alentejo, exportando produtos para mais de 50 países. Hoje, o Esporão é um embaixador da cultura portuguesa, desenvolvendo a sua actividade dentro dos limites sustentáveis e construindo relações significativas com os clientes e consumidores em todo o mundo. A produção de azeites Esporão, desde 1997, parte da vontade de aplicar o conhecimento adquirido na produção de vinhos à produção de azeites de grande qualidade. Assim, procuramos que os nossos azeites sejam a expressão da sua terra.

Az.A: Quais os seus principais objectivos?
AC: Temos como missão fazer os melhores produtos que a natureza proporciona, de modo responsável e inspirador. Procuramos que os nossos azeites sejam a expressão do lugar onde são feitos. A partir de azeitonas provenientes do Alentejo, trabalhamos para valorizar as variedades autóctones desta região. Das azeitonas do nosso olival, procuramos a expressão do terroir da Herdade do Esporão. Os nossos azeites são extraídos  no nosso lagar, preservando o sumo das azeitonas que colhemos e assegurando que tudo é feito com o máximo respeito pelas pessoas e natureza.

Az.A: Qual o balanço da campanha oleícola 2019/2020 e expectativas para a próxima?
AC: Foram 92 dias, 10 835 396Kg de azeitona. Terminámos a nossa campanha com 1 724 127 de litros de azeite produzidos. A falta de água teve um impacto expressivo na qualidade das azeitonas. O Outono tardou e com ele vieram as primeiras chuvas que ajudaram as azeitonas a recuperar dando origem a azeites diferentes, com complexidade e frescura surpreendentes.
Este ano temos grandes azeites, que são a expressão máxima daquilo que a azeitona faz melhor. E a nós coube-nos o trabalho de respeitar o trabalho feito pela Natureza.
Relativamente à próxima campanha ainda é cedo.

Az.A: Que mensagem deixa aos consumidor?
AC: Consuma produtos portugueses que são a expressão do lugar de onde são feitos, mais sustentáveis e saudáveis, e o azeite Esporão reúne numa garrafa tudo isso e ainda oferece um aroma e um sabor inigualável.
Consuma melhor!

Facebook
Twitter
LinkedIn