O que é o Azeite?

O que é o Azeite?

O que é o Azeite?
Comecemos pelo mais básico – o que é o Azeite?
A palavra Azeite tem origem no vocábulo “az-zait” que significa sumo de azeitona, e esta é a sua definição mais simples e realista.
Segundo o Conselho Oleícola Internacional (COI) o Azeite é o óleo obtido a partir do fruto da oliveira extraído unicamente por processos mecânicos (excluindo qualquer óleo obtido através do uso de solventes ou processos de reesterificação).
As principais diferenças entre o Azeite e os outros óleos vegetais consistem, essencialmente, no facto do Azeite ser obtido a partir do fruto e não de sementes, e de não serem permitidos nem solventes nem processos de reesterificação na sua extracção, bem como misturas de outros óleos de origem vegetal.
Isto faz do Azeite o único óleo vegetal 100% natural e que pode ser consumido directamente após a sua extracção (no seu estado virgem) sem qualquer alteração, conservando todos os seus constituintes. É assim um produto natural que conserva inalterados os componentes e propriedades químicas, biológicas e organolépticas da azeitona enquanto fruto.
São precisamente as suas características biológicas, químicas, nutricionais e organolépticas que fazem do Azeite um produto muito apreciado, sendo a principal fonte de gordura da Dieta Mediterrânica, um padrão dietético reconhecido pela UNESCO como Património Cultural Imaterial da Humanidade.
Mas serão todos os azeites iguais? Confira no próximo post.

FONTES:
– Conselho Oleícola Internacional – https://www.internationaloliveoil.org
– Dias, S. (2009) Pasta de Azeite versus Azeite Virgem Extra. Instituto Superior de Agronomia – Universidade de Lisboa, Lisboa.
-Faria, I., Silva, C., Ribeiro, MG (2017) – Mediterranean Diet and Nutritional Genomics: Potentialities and Challenges. Faculdade de Ciencias da Saúde da Universidade Fernando Pessoa, Porto 2017
March L. & Ríos, A. (1989) El Livro del Aceite y la Azeituna. Alianza Editorial, S.A., Madrid.
Revista ASAE News – Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (2014) – n.º70

Facebook
Twitter
LinkedIn