Por detrás das Marcas

Monte de Portugal

No concelho de Ponte de Sôr e na bonita vila de Montargil, encontramos o Monte de Portugal, actualmente um Turismo Rural.
Para além de um conjunto de actividades, como o turismo equestre, o Monte de Portugal convida-nos a provar os seus Azeites   Monte de Portugal (Blend, Natura e Galega) e as suas pastas de azeitona, com origem nos seus olivais onde são privilegiadas as variedades de azeitona nacionais: Galega, Cobrançosa e Cordovil de Serpa.


Azeite do Alentejo: Qual a história por detrás da marca Monte de Portugal?
Monte de Portugal: A marca Monte de Portugal, marca registada, é tão simplesmente o nome desta herdade alentejana. Esta marca está também associada ao nosso turismo rural e à criação dos nossos cavalos lusitanos.

Az.A:Quais os seus principais objectivos?
MP: Como pequeno produtor que somos, o nosso objectivo estratégico é produzir azeites virgem extra diferenciados destinados ao mercado gourmet, delicatessen e restauração de topo. Assim, e para o efeito, há um conjunto de critérios e requisitos dos quais não abdicamos:

  • Azeites produzidos exclusivamente a partir de cultivares nacionais e produzidos apenas com azeitonas do Monte de Portugal.
  • Colheita precoce – início em Outubro
  • Extracção a frio
  • Packaging diferenciado e inovador
  • Estratégia comercial: 50% das vendas são sustentadas pelo mercado de exportação; não venda a supermercados e grande distribuição

Az.A: Qual o balanço da campanha oleícola 2019/2020 e expectativas para a próxima?
MP: Talvez a melhor produção de sempre – quantidade e qualidade. Atingimos as 100 toneladas de azeitona de elevada qualidade. No entanto, e analisando os índices de floração, prevemos um decréscimo de cerca 20% na próxima campanha.

Az.A: Considerando a situação actual, quais entende que serão os principais desafios para o sector oleícola causados pelo COVID19? E para o Monte de Portugal em particular?
MP: Prevemos uma alteração profunda de todo o sector oleícola, por diminuição do consumo, diminuição dos preços e dificuldades de exportação. Esta conjuntura irá afectar mais os pequenos produtores. No caso do Monte de Portugal estamos conscientes que os próximos tempos serão de grande dificuldade, pelo que já estamos a desenhar uma nova abordagem comercial: novos mercados, novos produtos e venda on line.

Az.A: Que mensagem deixa aos consumidores?
MP: Comprar azeites exclusivamente nacionais e para seu benefício e saúde, em caso algum substituam o consumo e utilização de azeite por óleos alimentares.

Facebook
Twitter
LinkedIn