O Projeto Da Oliveira à Mesa é uma iniciativa abrangente e envolvente que visa dinamizar o sector oleícola através da informação, comunicação e partilha. O principal objetivo é disseminar o azeite do Alentejo, desde a sua origem no campo até ao consumo nas mesas dos portugueses.
Através de um conjunto de ações de informação cuidadosamente planeadas, o projeto procura disseminar conhecimento técnico sobre o azeite, incentivar boas práticas de produção e práticas saudáveis de consumo e aumentar a consciencialização sobre a importância do azeite na dieta mediterrânea.
As ações estão orientadas para todos os setores agrícola, florestal e agroalimentar e permitem disseminar informação técnica com especial enfoque para o PEPAC para Portugal entre 2023-2027. Permitirão a disseminação de informações sobre a cultura do olival, variedades de azeitonas, métodos de produção e benefícios para a saúde. Os workshops, webinares e visitas a olivais e lagares de referência proporcionam experiências teóricas e práticas.
O projeto também organiza ações de informação para a cadeia de comercialização, capacitando os produtores a promover eficazmente seus produtos.
O projeto visa aproximar os produtores e consumidores e o CEPAAL pretende disseminar e promover o azeite do Alentejo e envolver todo o setor, sensibilizando a importância e características dos azeites novos, com a disseminação alargada de conhecimento técnico junto dos agentes sectoriais identificados nesta candidatura, promovendo a competitividade e o desenvolvimento dos territórios rurais.
Projeto PDR2020-214-103114 cofinanciado por fundos comunitários e nacionais.