Por detrás das Marcas

Fundação Eugénio de Almeida

A Fundação Eugénio de Almeida, sediada em Évora, administra actualmente várias marcas de produtos, nomeadamente vinhos e azeites.
Actualmente apresenta uma área de olival com cerca de 400 hectares, sendo as variedades de azeitona mais cultivadas a Galega, a Cobrançosa, a Cordovil e a Verdeal.
Deste olival surgem os azeites Álamos, EA Cartuxa.   

Azeite do Alentejo: Qual a história por detrás da marca Fundação Eugénio de Almeida?
Fundação Eugénio de Almeida: Criada em 1963, por disposição testamentária de Vasco Maria Eugénio de Almeida, a Fundação Eugénio de Almeida é uma Instituição portuguesa de direito privado e utilidade pública, sediada em Évora, cujos fins estatutários se concretizam nos domínios cultural e educativo, social, e espiritual, visando o desenvolvimento humano pleno, integral e sustentável da região de Évora. É a comercialização dos vinhos e azeites, que permite à Fundação concretizar a sua missão, quer através da realização de projectos e actividades para a comunidade, quer através do apoio financeiro directo, tanto a instituições como a particulares. Actividade produtiva e missão são duas das faces da Fundação Eugénio de Almeida, uma realidade plural na sua forma de actuação e una na transversalidade do seu quadro de valores.

Az.A: Quais os seus principais objectivos?
FEA: Na prossecução da sua Missão, a Fundação articula meios e recursos com diversos interlocutores nacionais e estrangeiros, por forma a promover o desenvolvimento económico e um maior equilíbrio social da sua comunidade, contribuindo para a redução das consequências da interioridade e das assimetrias regionais.

Az.A: Qual o balanço da campanha oleícola 2019/2020 e expectativas para a próxima?
FEA: 
A Fundação Eugénio de Almeida, com o aumento da área de olival intensivo e superintensivo em produção, registou um aumento no volume de produção de azeite e reforçou a sua posição e produtor a nível nacional.

Az.A: Considerando a situação actual, quais entende que serão os principais desafios para o sector oleícola causados pelo COVID19? E para a Fundação Eugénio de Almeida em particular?
FEA: Produzir cada vez com maior rigor e qualidade, conquistar novos mercados, levar mais longe as nossas marcas, são os objectivos particulares da Fundação Eugénio e Almeida.

Az.A: Que mensagem deixa aos consumidores?
FEA: As circunstancias actuais, com repercussões em todas as áreas da vida social, politica e económica, a nível individual e colectivo, exigem acção pro-activa e solidária de cada um de nós.

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