Por detrás das Marcas

Casa Agrícola Herdade Monte da Ribeira

A Herdade Monte da Ribeira situa-se na freguesia de Pedrogão, no Concelho da Vidigueira, e a 13 km em linha recta da albufeira do Alqueva. As duas principais actividades agrícolas na herdade são a vinha (com 43 hectares) e o olival (com 210 hectares de olival tradicional, intensivo e em sebe).
Da Herdade Monte da Ribeira nascem as marcas de Azeite Pousio, Pousio Premium e Pousio Clássico.

Azeite do Alentejo: Qual a história por detrás da marca Azeite Pousio da Casa Agrícola Herdade Monte da Ribeira?
Casa Agrícola Herdade Monte da Ribeira: Em 2011, depois da morte do seu tio-avô, Mariana regressa à Herdade como Directora Agrícola e começa a investir no olival em termos produtivos, estado nutricional e fitossanitário. Então a HMR começa a produzir o próprio azeite e a vender a granel para Itália e Espanha. Quando o potencial do produto já era um aspecto claro, Mariana sugere passar a engarrafar o azeite. À imagem dos vinhos da Herdade, nasce o Azeite Pousio.
O primeiro lote de 1000 litros sai em 2013. Três anos depois de Mariana assumir o cargo, em 2014, a empresa começa a bater recordes de produção nunca antes conseguidos e o olival adulto atinge o seu auge de produção. Em 2016, a empresa aposta em aumentar a produção, melhorar a imagem e colocar o azeite à venda em hipermercados, o que leva à criação de dois lotes: o Pousio e o Pousio Premium. O objectivo é claro e conseguido: possuir uma boa imagem, um bom packaging, um preço competitivo e, acima de tudo, uma óptima qualidade.
No verão de 2018 com o preço do Azeite a granel a descer é lançado um terceiro lote o Pousio Clássico, um azeite virgem extra na mesma mas mais maduro que os outros dois lotes, em formato de 5L, 3L e 250 ml é lançado no mercado especialmente o canal da Restauração.

Az.A: Quais os seus principais objectivos?
HMR: Continuar a trabalhar com muita qualidade para produzir azeites de qualidade e cada vez mais ter uma agricultura sustentável.

Az.A: Qual o balanço da campanha 2019/2020 e expectativas para a próxima?
HMR: Para a Casa Agrícola HMR a última campanha reflectiu-se em menor produção de Kg de azeitona devido à seca, e aos olivais de sequeiro estarem em contra-safra, no entanto foi das campanhas que mais rendimento em azeite teve. Penso que com um ano finalmente com uma Primavera molhada não vamos ter problemas de gestão de água nos Olivais, e os Olivais de sequeiro e intensivos apresentam uma boa carga de flores.

Az.A: Considerando a situação actual, quais entende que serão os principais desafios para o sector causados pelo COVID19? E para a Casa Agrícola Herdade Monte da Ribeira em particular?
HMR: A situação actual é dramática e trabalhamos todos os dias para podermos manter todas as famílias que estão a nosso cargo. O consumo de azeite doméstico aumentou, devido ao encerramento da restauração mas mesmo assim não compensa a quebra do canal HORECA e com a ausência de Turismo. Para não falar nas quebras de exportação. Será sem dúvida um ano com menores vendas de embalado para a empresa e mais venda de azeite a granel.

Az.A: Que mensagem deixa aos consumidores?
HMR: A mesma que já deixo antes de haver COVID-19, consumam produtos Portugueses, optem por produtos de qualidade e não por mega descontos que quem está na área sabe que depois é impossível venderem o que dizem a esses preços. E só podem comparar preços /qualidade, e existem maneiras diferentes de produzir azeitonas e de extrair o azeite.
Comprem a pequenas e médias empresas, nas lojas tradicionais, no vosso bairro, voltem ás mercearias.

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