20.Nov.2020

ACÇÃO INVERSA BRASIL – Projecto “Promoção do Vinho e do Azeite do Alentejo com base na dieta mediterrânea”

O CEPAAL levou a cabo, de 15 a 20 de Novembro, uma visita direccionada para duas convidadas brasileiras com ligação ao mundo do Azeite no Brasil – Ana Beloto é sommelier de Azeites e tem tido grande relevância no sector no Brasil por comunicar o produto; Chania Chagas é proprietária da loja Boutique “Empório do Azeite”, com foco em azeites de gama mais alta.

Apesar das restrições impostas pelo Governo Português, na sequência da situação pandémica que estamos a atravessar, foram cumpridas todas as recomendações e foram tidos todos os cuidados, permitindo realizar a visita sem quaisquer riscos para a saúde dos envolvidos na mesma.

No total foram visitados 12 produtores de Azeite do Alentejo, sendo que 6 deles são também produtores de Vinho, tendo sido realizadas várias provas de Azeite e de Vinho. Foi também visitado o Museu do Azeite – Lagar de Varas do Fojo, em Moura, e foram realizadas 9 refeições em restaurantes da região do Alentejo e uma num produtor, permitindo demonstrar a cultura da região e das suas sub-regiões.

A visita permitiu reforçar a certeza de que o Brasil não só é um mercado muito importante para Portugal no que diz respeito ao sector oleícola, como também  é um país que tem vindo a ganhar cada vez mais interesse pelo reconhecimento das qualidades do azeite do ponto de vista da nutrição e da saúde humana. Acreditamos que é um mercado com grande potencial para os Azeites do Alentejo.

Esta acção inversa decorreu no âmbito do Projecto “Promoção do Vinho e do Azeite do Alentejo com base na dieta mediterrânea” que mantemos em conjunto com a CVRA – Vinhos do Alentejo.

Facebook
Twitter
LinkedIn